O fim do relacionamento com a equipe do Windows 7

Lendo uma matéria no blog do Adão Braga, me pergunto sobre quem realmente desenvolveu o Windows 7? Os programadores ou os usuários? Com certeza foram os dois grupos, afinal, não existem bons programas sem que passem pelo crivo dos usuários.

A Microsoft agradece muito a participação de todos pelo uso da versão Release Candidate. No entanto, agora ela quer que atualizemos nosso sistema operacional. Foi ela que conseguiu dar a volta por cima e relançar o Windows para esquecermos o Vista. Aliás, por que o Vista não deu certo? Será que foi porque os “usuários” mais uma vez participaram e acharam o sistema muito pesado e complicado? A propósito, a principal mensagem do Windows 7 para as vendas é: Incrivelmente Simples! Simplicidade essa que foi adquirida através de quem?

O interessante nisso tudo é que a Microsoft, de certa forma, já utiliza o modelo de produção do software livre e mesmo assim ainda continua obtendo sua principal fonte de receita através de um modelo que ao longo dos próximos anos não parece se sustentar.

Confesso que gostaria de poder comprar o Windows 7, mas concordo com o Adão Braga que não parece haver contrapartida da Microsoft como forma de agradecimento para as pessoas que participaram da última versão do Windows, nem que fosse em forma de um desconto, o que já valeria muito, assim como escreveu o Adão.

Mas não há de ser nada, agora é trabalhar para atualizar nosso sistema operacional, até porque a contagem regressiva de suporte e atualizações do Windwos XP já iniciou. Preparem-se para colocar a mão no bolso e mais uma vez fazer com que a Microsoft alcance recordes de lucro e quantidade de cópias vendidas.

Parabéns a todos os usuários que participaram da RC, especialmente você Adão, parabéns aos programadores e parabéns a Microsoft!

Adão, se você ainda não conhece o GNU/Linux, convido você a conhecer. Uma coisa eu te garanto: após participar de uma RC, você terá direito a uma cópia, no mínimo, mas se quiser baixar mais de uma, não tem problema, fique a vontade!

Reflita sobre isso!

Anúncios

3 comentários em “O fim do relacionamento com a equipe do Windows 7

  1. Obrigado pelo conselho, convite e incentivo em tentar usar o GNU/Linux. Não é o primeiro a fazer. Tenho aqui na pasta as seguintes distribuições:

    – Kurumin 7, ubuntu 9.10, Suse. Estas fiz download. Tenho outras distribuições que os compradores de PC que vem com Linux e então pagam para remover.

    Para minha atividade atual o Linux é usado muito pouco, por isto, mantenho apenas live-cd. Levo-os apresento no curso, apresento os principais recursos do ambiente, as licenças, a história, a comunidade de Código Livre e nada além disso.

    Quando trabalhava numa empresa ISP, configurar máquinas com Linux era complicado pela falta de drivers e a dificuldade em encontrar rápidamente.

    Minha opção por comprar, piratear, usar a plataforma Windows é imposta pela lei de mercado, afinal, 90% ou mais usam. Se migrar para Linux, terei que cobrar outros valores, que, afinal, podem empurrar o cliente para a plataforma Windows…

    Concordo com sua analise e uma ultima informação: Linux aqui é uma ameaça para as crianças. Eles já viram que mesmo com os emuladores de Windows, eles não conseguem usar alguns jogos, softwares, etc. Nalguns casos, ouvir dizer: Eu instalo Linux no PC,… é uma grave ameaça.

    Valeu pelo feedback! Adicioneu-te aos meus feeds.

  2. Olá Fábio, bem cai aqui porque sou amiga da Tábata, e ela me falou que tu és um entusiasta do Software Livre e vim aqui conhecer teus escritos e posso dizer que tu já me convencestes para o Linux, li todos os teus artigos e com eles percebi o quanto usar programas proprietários vai contra várias das minhas idéias. Obrigada por todo o conhecimento compartilhado aqui.
    estrelinhas coloridas…

  3. Olá Mi Müller! Primeiramente gostaria de lhe agradecer por ter entrado e conhecido meu blog. Fico contente que através de meus posts você tenha decidido entrar e conhecer mais sobre esse mundo, isso porque tudo que conhecemos hoje em relação ao software pago pode ser utilizado com software livre, principalmente para o uso doméstico do PC. Sinta-se à vontade para questionar o que quiser. Ficarei muito feliz em poder lhe ajudar. No início pode ser um pouco desagradável, parecer que não funciona direito, mas com o tempo e um pouco de leitura você vai conseguindo vencer os obstáculos. Posso te garantir que o esforço para aprender algumas coisas no GNU/Linux é compensado pelo prazer em utilizá-lo.

    Software Livre eu diria que é apenas o início de uma longa conversa iniciada a alguns anos atrás não só sobre o livre uso de programas de computador, mas sobre a liberdade de escolha que precisamos ter ao utilizar qualquer produto que consumimos, seja um alimento, uma peça de roupa ou um calçado.

    Obrigado e um grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s