Interface gráfica: por que não copiá-la?

Algumas vezes já me fiz as seguinte pergunta: porque alguns desenvolvedores criam distribuições GNU/Linux e se esforçam ao máximo para deixá-las com um visual parecido com o Windows? Várias são as razões para responder esta pergunta. No entanto, acho que a mais forte é porque quanto mais parecido com o sistema operacional mais utilizado no mundo, menor o impacto na mudança para os usuários em caso de migração.

Porém, uma outra pergunta que me faço é: se a interface gráfica desenvolvida e utilizada pelo GNU/Linux é melhor do que a do Windows, porque não copiá-la? É o que acontece com muitos produtos que conhecemos. Quantos celulares foram criados com a interface parecida ou que lembra o iPhone? Quantos automóveis foram criados a partir de características únicas de um modelo desenvolvido?

Faço estas perguntas porque quem utiliza o Windows sabe a chateação que é as opções limitadas de personalização que os usuários têm em comparação com uma interface gráfica Gnome, KDE, XFCE, Fluxbox entre outras. Acho importante para o usuário ter opções para que se possa mudar de vez em quando, afinal ninguém gosta de usar a mesma roupa a vida inteira.

Assino a newsletter do site Superdownloads e  a três dias atrás recebi uma news que dizia o seguinte:

Desktop Mod – Green: bateu aquela vontade de mudar as cores, menus e janelas do Windows? Aprenda como trocá-las por uma aparência mais bacana através dos tutoriais da série Desktop Mod.

A parte que diz “mais bacãna” poderia ser substituída para “Aprenda como trocá-las por uma interface GNU/Linux, é uma experiência fantástica, que levará seu Windows além das simples janelas que ele possui…”

E logo acima do texto, a aparência “bacana” do Desktop Mod – Green:

Desktop Mod - Green

Quando olhei para esta tela, pensei comigo: acho que já vi alguma interface parecida com essa! Então resolvi procurar alguma interface que pelo menos se parecesse com esta. Não foi fácil, mas encontrei uma que lembra. São tantas que quase desisti. Acabei pegando a que mais se pareceu.

Screenlets small

Então? Porque não mudar de vez em quando? Você gosta de usar sempre roupa social? De vez em quando bermuda e chinelo fazem bem! Porque não conhecer? Porque se prender a um único sistema operacional?

Conheça o GNU/Linux e saiba que além das suas janelas há muitas coisas que nem sabemos que existem. Amanhã ou depois seu Windows vai começar a ficar com cara de GNU/Linux e você vai achar que é somente a Microsoft que cria algo novo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s