10º Fórum Internacional do Software Livre (FISL)

Olá amigos e leitores!

Gostaria de compartilhar com vocês algumas impressões da visita que eu e minha querida mulher fizemos ao 10º Fórum Internacional do Software Livre (FISL) no Centro de Eventos da PUC em Porto Alegre, RS, realizado nos dias 24/06 a 27/06/2009.

Começarei pela organização: logo de início percebemos que os caras que organizaram o Fórum não estavam pra brincadeira. Com 8232, é isso mesmo, 8232 participantes, a agilidade e rapidez na liberação dos crachás e na entrega das pastas com a programação e materiais do fórum foi admirável.

O segundo ponto que chamou atenção é com relação aos expositores: além de empresas e entidades nacionalmente conhecidas como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Serpro, Oracle, Sun, Senac, Red Hat, várias outras apresentaram seus produtos e serviços, além de soluções e alternativas com software livre.

O terceiro ponto que avalio trata-se das palestras: de uma forma muito profissional, em todas as palestras que participei a pontualidade mostrou o quanto o FISL tem credibilidade, principalmente porque as palestras representam uma troca de conhecimento e, o cumprimento dos horários de início e fim consolidaram essa troca de forma efetiva respeitando aos interesses dos participantes.

O quarto ponto que considero muito interessante se trata dos palestrantes: mesmo sendo iniciante, posso lhes dizer que as palestras que assisti foram ótimas, embora pouco técnicas. As palestras técnicas deixei para aqueles que realmente entendem do assunto. Das 13 palestras que participei, todas foram excelentes. Em especial, gostaria de deixar registrado o quanto gostamos das palestras com Peter Sunde (“#spectrial – How piracy became theatre” e “The Pirate Bay uncovered”) e Richard M. Stallman (“FSFLA – Fundación Software Libre América Latina” e “Copyright vs Community”). Além dessas outras foram muito proveitosas como a de Fábio Berbert de Paula (criador do site Viva o Linux), que falou sobre “Como ingressar no mercado usando software livre”. Valeu Fábio pelas dicas! Mas, como escrevi anteriormente, todas foram muito boas!

Não posso deixar de citar a respeito da Revista Linux Magazine que acabei assinando, afinal, pela promoção que estavam fazendo no estande não dava pra perder a oportunidade. Ganhei mochila, chaveiro edições anteriores e as edições até 2011. Muito Legal! A revista é ótima e recomendo a todos que puderem assinar. Quem não puder, faça como eu, pelo menos compre de vez em quando algumas edições. Vale a pena!

O Fórum marcou o uso do software livre no Brasil, através de empresas e entidades, além do governo que exerce um papel importante na disseminação dessa cultura. O tema principal abordado pelo Fórum foi “Liberdade: contra a vigilância e o controle na internet”. Este tema levou à discussão várias ações de empresas e governos no sentido de quererem vigiar e controlar a internet. Outro assunto que traz bastante polêminca é sobre o Projeto de lei do Senador Eduardo Azeredo que trata sobre os crimes digitais (veja mais sobre este assunto no blog da Raquel Camargo e do Sérgio Amadeu).

Infelizmente só pude participar dos dois primeiros dias. Pela internet é possível assistir as reportagens e palestras acessando o link http://stream.softwarelivre.org/fisl10/.

O Fórum recebeu a visita do Presidente Lula, da Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff e do Ministro Flanklin Martins, da Secretaria de Comunicação Social. Por incrível que pareça é a primeira vez que um Presidente vai a um evento como este. Infelizmente, minha viagem de retorno estava marcada bem no horário em que o Lula estava visitando o Fórum. Quem sabe no ano que vem possamos contar novamente com a presença dele.

Acho que tivemos muita sorte, uma vez que foi a primeira visita que fizemos ao Fórum. Mesmo diante de uma crise internacional como a que se apresenta, na minha opinião o pessoal da organização obteve muito sucesso na realização do Fórum.

Não deixe de conferir algumas fotos.

Parabéns ao pessoal da organização e espero poder estar na 11ª edição do FISL em 2010.

Anúncios

4 comentários em “10º Fórum Internacional do Software Livre (FISL)

  1. Taí um evento que vale a pena. Nao pude ir, infelizmente, mas pelo visto o que rolou lá dentro agregou bastante.

    Abração!

  2. Olá Fábio

    Muito bom o seu blog, e este tema nos interessa muito.
    Parabéns!.
    Gostaria de marca um evento com nossa equipe de TI pra discutir os benefícios e limitações de implantar o modelo aqui na Conjel, e vc. falar do evento. O que vc. acha?

    Grato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s