Trocando as bolas

Um fenômeno recente mas que se tornou frequente em nosso município atualmente é a “troca de bolas”. Mas como assim? Calma, vou explicar melhor.

Desde o início do novo governo municipal de Navegantes, o que mais se vê são pessoas que assumiram cargos públicos desempenhando outras funções. Vou ser mais específico começando por ele mesmo o Prefeito. Pergunte a qualquer pessoa se ela já viu o Prefeito trabalhando na rua. Aqui em Navegantes é isso que ele mais faz hoje. Nosso Prefeito passa uma boa parte do dia fazendo limpeza e obras de manutenção em diversos locais da cidade. Não vejo nada de errado nisso. No entanto, o que me deixa curioso é saber quem está “administrando” a cidade. Sim, porque quem cumpre as tarefas determinadas pelo planejamento são os executores, e quem elabora o planejamento é o administrador. Quem está administrando hoje? O mesmo ocorre com professores e diretores de escolas. Os mesmos estão realizando mutirões de limpeza e pequenas obras em diversos bairros. É lógico que nossa querida cidade precisa disso. No entanto eu reflito: um professor e/ou diretor que estudou muitos anos será que não está sendo mal aproveitado na administração municipal? Uma vez que a gama de conhecimento que um profissional desse possui, não seria melhor aproveitá-lo em tempo integral? De forma geral, sabe-se que para cada hora de aula necessita-se da mesma hora para planejá-la. Na ausência do segundo fator, todo o processo de execução fica comprometido. Lugar de Professor é planejando aulas e passando o conhecimento para seus alunos. Lugar de diretor é dirigindo a escola. Lugar de gari é varrendo a rua e deixando nosso município limpo, belo e organizado. Lugar de prefeito é no seu gabinete, nas ruas e em qualquer lugar “administrando” a cidade. É para isso que existem as diversas funções.

Outra moda que vai pegar muito ou ainda vai dar o que falar é trabalhar de madrugada. É isso mesmo, enquanto estamos dormindo, entre 4:00 e 5:00 h da manhã o pessoal da Prefeitura já está de pé em reuniões. Embora muitos afirmem que acordar cedo faz bem para a saúde é preciso que se tenha cuidado com exageros, afinal, como diz o ditado: “a diferença entre o remédio e o veneno é a tamanho da dose”. Por mais que hajam necessidades extremas, a administração pública é composta por pessoas. Estas por sua vez para um bom desempenho funcional precisam dormir bem. Ao longo do tempo,quando pouco se descansa, perde-se qualidade de vida, dando lugar ao stress e a fadiga. Em conseqüência disso um mal desempenho nas atividades que se faz. Se fossem reuniões rápidas, nem tocaria no assunto. No entanto, sabe-se de reuniões que começam 5:00 h, param para o almoço e se estendem até às 4:00 ou 5:00 h da tarde. Será que daqui a pouco a prefeitura não vai trocar o horário novamente? Por exemplo: das 20:00 às 4:00 h da manhã.

Na sociedade devemos ser assim: cada um de nós desempenha uma função que, de forma organizada, consegue-se atingir inúmeros objetivos. Mas desde que cada um faça sua parte e não que um desempenhe a parte do outro. Cada macaco no seu galho!

Particularmente acho que o salário dos garis são injustos. No entanto, acho estranho um gari ganhar em torno de R$ 18.200,00.

Anúncios

Um comentário em “Trocando as bolas

  1. “Cada macaco no seu galho” ou “Cada um no seu quadrado”.

    Vamo’bora colocar o Bob Carlos no seu quadrado! (o manicômio?)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s