Migração total

Depois de dez anos utilizando o Windows e a quatro anos acompanhando a evolução do software livre decidi migrar totalmente para o GNU/Linux na segunda semana de dezembro de 2008. Instalei o Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex em meu notebook. Tomei como regra utilizar software livre em todas as minhas atividades onde utilizo o computador. É incrível como avançou! É como redescobrir o uso do micro, só que de forma diferente! A facilidade, a velocidade e a diversidade de aplicativos fizeram com que eu descobrisse um mundo inteiro de aplicações que até então eram fechadas, pagas e protegidas por licenças. Não que eu não goste do Windows, pelo contrário, cresci e aprendi a trabalhar com computadores usando o Windows. Mas achei que seria interessante conhecer o GNU/Linux.

Digo que a migração foi total porque a pouco tempo atrás, mais ou menos uns três meses, estava utilizando Windows e Ubuntu juntos, em dual boot. Porém, quando percebi que não seria coisa de outro mundo utilizar apenas o Ubuntu, decidi fazer. Gostei tanto desse sistema operacional que cheguei a comprar um livro: O livro oficial do Ubuntu (Bookman, Porto Alegre, 2ª edição, 2008). Para quem tem interesse, recomendo.

Ultimamente andei ouvindo alguns podcasts sobre o Ubuntu e recomendo a todos que conheçam este sistema operacional. Para conhecê-lo, basta acessar a página do Ubuntu, baixar a imagem ISO do CD, queimá-la em um CD virgem utilizando um programa como Nero, CDBurner XP, ou qualquer outro com recurso de gravação de imagens. Com o CD gravado, deixe-o no drive do seu micro e reinicie-o para que o sistema abra a partir do CD, sem alterar os dados do seu micro. Siga as instruções a partir da tela inicial. Este Live CD, como é chamado, serve justamente para isso, para que você possa navegar pelo sistema operacional sem precisar instalar em seu micro. É bem interessante, foi assim que descobri o Ubuntu e outras distribuições GNU/Linux. A partir deste Live CD, também é possível instalar o Ubuntu em seu micro, se assim desejar. A instalação é mais fácil e rápida do que o Windows, pelo menos pra mim foi.

Sendo assim, inauguro meu blog com este post que traduz uma alegria muito grande em estar utilizando softwares livres, especialmente o Ubuntu.

Anúncios

2 comentários em “Migração total

  1. Gostei! Obrigado por compartilhar! Abraço!
    Que o Ano que se inicia lhe seja pleno, em todas as boas direções…

  2. pois muito extrutivo seu blog..criado em cima de conceitos sobres todas as ares..e principalmente com sabedoria e conhecimentos avançados..esta de barabéns..um abraço seu seu amigo ,,oda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s